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Capoeira Angola e Regional

Angola
A Angola é o estilo mais próximo de como os negros escravos jogavam a Capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, porém rápida, movimentos furtivos executados perto do solo, como em cima, ela enfatiza as tradições da Capoeira, que em sua raiz está ligada aos rituais afro-brasileiros, caracterizado pelo Candomblé, sua música é cadenciada, orgânica e ritualizada, e o correto é estar sempre acompanhada por uma bateria completa de 08 instrumentos (3 Berimbaus, 2 Pandeiros, Atabaque, Agogô e Reco-reco).
A designação “Angola” aparece com os negros que vinham para o Brasil oriundos da África, embarcados no Porto de Luanda que, independentemente de sua origem, eram designados na chegada ao Brasil de “Negros de Angola”, vide ABC da Capoeira Angola escrito pelo Mestre Noronha quando ele cita o Centro de Capoeira Angola Conceição da Praia, criado pela nata da capoeiragem baiana no início dos anos 1920. Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) foi o grande ícone do estilo. Grande defensor da preservação da Capoeira Angola, inaugurou em 23 de fevereiro de 1941 o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA). Dos ensinamentos do Mestre Pastinha foram formados grandes mestres da capoeiragem Angola, a exemplo dos Mestres: João Pequeno, João Grande, Valdomiro Malvadeza, Albertino da Hora, Raimundo Natividade, Gaguinho Moreno, 45, Pessoa Bá-Bá-Bá, Trovoada, Bola Sete, dentre outros que continuam transmitindo seus conhecimentos para os novos angoleiros, como Mestre Morais.
É comum a primeira vista ver o jogo de Angola como não perigoso ou não elaborado, contudo o jogo Angola se assemelha ao xadrez pela complexidade dos elementos envolvidos. Por ter uma sistemática estruturada em rituais de aprendizado completamente diferentes da Regional, seu domínio é muito mais complicado, envolvendo não só a parte mecânica do jogo mas também características como sutileza, o subterfúgio, a dissimulação, a teatralização, a mandinga e/ou mesmo a brincadeira para superar o oponente. Um jogo de Angola pode ser tão ou mais perigoso do que um jogo de Regional.

Regional

A capoeira regional foi criada por Manuel dos Reis Machado e apelidado de Mestre Bimba, (1900-1974)
Bimba criou sequências de ensino e metodizou o ensino de capoeira. Inicialmente, Bimba chamou sua capoeira de “Luta regional baiana”, de onde surgiu o nome regional.
Manoel dos Reis Machado, conhecido por ser um habilidoso lutador nos ringues, e inclusive, ser um exímio praticante da capoeira Angola, procurou fazer com que a capoeira tivesse uma maior força como luta e fez isto incorporando a ela novos golpes. Um fato que é conhecido, é de que Bimba teria incorporado golpes do batuque, uma luta já extinta, que era rica em golpes traumáticos e desequilibrantes. Inclusive, sabe-se que o pai de Mestre Bimba era praticante desta luta.
Há muita discussão também sobre se Bimba teria ou não absorvido golpes de outras lutas, como Judô, o Jiu-jitsu, a Luta livre e o Savate, luta de origem francesa, para compor sua capoeira Regional. Entre os velhos mestres, essa é a opinião vigente, mas, apesar disso, eles não acham que este fato seja negativo ou descaracterizador.
A Regional surgiu por volta de 1930. Mas Mestre Bimba se preocupou não só em fazer com que a capoeira fosse reconhecida como luta, ele também criou o primeiro método de ensino da capoeira, as “sequências de ensino” que auxiliavam o aluno a desenvolver os movimentos fundamentais da capoeira.
Em 1932, foi fundada por Mestre Bimba a primeira academia de capoeira registrada oficialmente, em Salvador, com o nome de “Centro de Cultura Física e Capoeira Regional da Bahia”.
Das muitas apresentações que Mestre Bimba fez, talvez a mais conhecida tenha sido a ocorrida em 1953, para o então presidente Getúlio Vargas, ocasião em que teria ouvido do presidente: “A capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional.”
Na academia de Mestre Bimba, a rigorosa disciplina que vigorava determinava três níveis hierárquicos: “calouro”, “formado” e “formado especializado”. Uma das maiores honras para um discípulo era poder jogar Iúna, isto é, jogar na roda de capoeira ao som do toque denominado Iúna, executado pelo berimbau. O jogo de Iúna tinha a função simbólica de promover a demarcação do grupo dos formados para o grupo dos calouros. A única peculiaridade técnica do jogo de Iúna em relação aos jogos realizados em outros momentos no ritual da roda de capoeira era a obrigatoriedade da aplicação de um golpe ligado no desenrolar do jogo, além do fato de destacar-se pela maior habilidade dos capoeiristas que o executavam. O jogo de Iúna era praticado apenas ao som do berimbau, sem palmas ou outros instrumentos o que reforçava seu caráter solene. Ao final de cada jogo, todos os participantes aplaudiam os capoeiristas que saíam da roda.
A Regional é mais recente, com elementos fortes de artes-marciais em seu jogo. A Regional (Luta Regional Baiana) tornou-se rapidamente popular, levando a Capoeira ao grande público e mudando a imagem do capoeirista tido no Brasil até então como um marginal. Seu jogo é mais rápido, mas também existem jogos mais lentos e compassados. Apesar do que muitos pensam, na capoeira regional não são utilizados saltos mortais, pois um dos fundamentos da capoeira regional, segundo Mestre Bimba é manter no mínimo uma base ao solo (um dos pés ou uma das mãos). O forte da capoeira regional são as quedas, rasteiras, cabeçadas.
Em toques rápidos como São Bento Grande de Bimba se faz um jogo mais rápido, porém sempre com manobras de ataque e defesa (importante ressaltar que todos os golpes devem ter objetivo), mas sempre respeitando o camarada vencido (parar o golpe se perceber que ele machucará o parceiro, mostrando assim sua superioridade e humildade diante do camarada). Ambos os estilos são marcados pelo uso de dissimulação e subterfúgio – a famosa mandinga – e são bastante ativos no chão, sendo frequentes as rasteiras, pontapés, chapas e cabeçadas.
Tipos de capoeira existem apenas dois a capoeira angola (que é composta pelo jogo de angola, são bento pequeno de angola e são bento grande de angola) e a capoeira regional (que é composta pela Benguela a Regional e a Iúna), o que muda não é o tipo de capoeira, mas sim o jeito de se expressar.
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade - A 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou, em novembro de 2014, em Paris, a Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O reconhecimento da Roda de Capoeira, pela Unesco, é uma conquista muito importante para a cultura brasileira e expressa a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Originada no século XVII, em pleno período escravista, desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de praticada em mais de 160 países, em todos os continentes.


CABAPUÃ CAPOEIRA – METAS E COMPROMISSOS

Assim como anteviu o Mestre Bimba, a Capoeira Evolui sempre. O Grupo Cabapuã Capoeira procura sempre estar atento as evoluções. Nosso método de ensino de Capoeira é Vigoroso e potente como defesa pessoal. Temos como princípio a Disciplina, a União e a Ética. Procuramos colocar em nossa prática, não só a atividade física, mas também a ideia de novos paradigmas, onde ajudamos na evolução do aluno como pessoa. Este é o nosso compromisso!

Instrumentos
Instrumentos da roda de Capoeira Angola e Regional


Berimbau 

O berimbau é um arco musical originado de outros arcos de regiões africanas com ocupação banto. A forma atual e o modo de tocar são construções dos afrodescendentes brasileiros.
O instrumento é composto pela verga de biriba, arame, cabaça raspada, couro e o rami. O couro impede que a corda rache a biriba e o rami é o barbante que ajuda na amarração do arame.
É tocado com a baqueta e o dobrão (uma peça de metal, antigamente uma moeda), com acompanhamento do caxixi.
Berimbaus 
Há três berimbaus na Capoeira Angola:
O Gunga (de som mais grave, que faz a marcação do toque e rege a roda de capoeira), o Médio e o Viola (de som mais agudo).

 Caxixi 






É um pequeno cesto com sementes. Tem, possivelmente, influências africanas e dos indígenas brasileiros em sua construção. Usado com o berimbau, dá um segundo momento no ritmo da baqueta no fio de aço.


 Atabaque


 
É um tambor de origem afro-brasileira com uso tradicional em rituais de candomblé. Na Capoeira Angola, é tocado só com as mãos e acompanha o berimbau Gunga na marcação do ritmo do jogo.


Pandeiro 

O pandeiro é de origem asiática e era usado pelos portugueses, em Portugal e no Brasil, em procissões. Depois passou a ser usado aqui em várias manifestações musicais.
Na roda de Capoeira Angola, a batida no pandeiro, com floreios, acompanha o som do caxixi.


Agogô 


É um instrumento de origem africana. Tem a função de ser um contraponto rítmico aos berimbaus e ao atabaque.








Reco-reco 

Instrumentos de percussão fina enriquecem um conjunto com detalhes e variedade sonora. Na Capoeira Angola, o reco-reco acrescenta esta variedade às vibrações únicas do agogô.







REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DE CORDAS

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA CINZA ( BATISMO )
Ginga
Esquiva Cavalo e Lateral
Esquiva de lado e De Frente
Ponteira
Martelo
Meia lua de Frente
Benção
Armada
Meia Lua de Compasso
Instrumento: Pandeiro
Obrigatório: De 04 a 06 meses de treino

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA CINZA-VERDE ( ALUNO 1°GRAU )
Esquiva Paralela
Rasteira de Frente
Rasteira de costas
Negativa
Rolê
Vingativa
Bibliografia Mestre Bimba
Instrumento: Berimbau (Regional de Bimba e Angola)
Obrigatório: De 08 a 10 meses de treino

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA VERDE ( ALUNO 2°GRAU )
Chapa
Chapa Giratória
Queixada
Rasteira em Pé
Tesoura de Frente
Tesoura de Costas
Macaquinho
Ponte
Bananeira ( Parada de Mão)
História da Capoeira
Instrumento: Atabaque
Obrigatório:  Mínimo de 01 ano de treino

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA VERDE-AMARELO ( ALUNO 3°GRAU )
Banda de Costas
Cabeçada
Chibata
Esporão
Queda de Rins
Baiana (Double leg, Single Leg)
Funcionalidade dos Movimentos
Floreio de Jogo ( Cadência de Jogo )
Bibliografia Mestre Pastinha
Instrumento: Berimbau ( Toques: São Bento Pequeno/ São Bento Grande/ Benguela )
Obrigatório:  Mínimo de 01 ano e 06 meses de treino.

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA AMARELA ( ALUNO GRADUADO )
Sequências de Regional
Martelo Rodado
Bico de Papagaio
Peão de Mão
Xangô
Pulo do Palhaço ( Pulo do Gato )
Instrumento: Agogô e Reco-reco
Obrigatório:  Mínimo de 02 anos de treino.

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA AMARELA-LARANJA ( GRADUADO 1°GRAU  )
Godeme, Godeme-Giratório, Galopante, Cotovelada e Escala
Movimentação de Angola
Gancho c/ a perna ( angola )
Aú de Cabeça
Chamadas de Angola
 Instrumentos: Berimbau ( Variações de Repiques e Estilos nos 3 Berimbaus)
História de Zumbi dos Palmares
Obrigatório:  Mínimo de 02 anos e 6 meses de treino.

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA LARANJA ( GRADUADO 2°GRAU  )
Aú Agulha
Aú Trançado
Aú sem Mão
Mortal de Costas
Defesa de Soco/Faca/Porrete e Facão
Cadência no Jogo de Angola
Noções de primeiros Socorros
Instrumento: Berimbau ( Amazonas, Cavalaria, Iúna, Idalina, Samba-de-roda )
Obrigatório:  Mínimo de 03 anos de treino.

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA LARANJA-AZUL ( GRADUADO 3°GRAU  )

Conhecimentos e Pratica de Maculelê
Conhecimento e Prática de Puxada de Rede
Conhecimento e Prática de Samba de Roda
Confeccionar Instrumentos Artesanais ( Berimbaus, Caxixis, etc )
Obrigatório:  Mínimo de 04 anos de treino.

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA AZUL ( INSTRUTOR  )
Didática de Capoeira
Obrigatório:  Mínimo de 05 anos de treino.

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA AZUL-VERMELHO ( ESTÁGIO  )
Fazer trabalho Social no mínimo por 1 ano, formando alunos.
Obrigatório:  Mínimo de 06 anos de treino.

REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA ROXA ( PROFESSOR  )
Obrigatório:  Mínimo de 07 anos de treino e já ter alunos.

OBS: REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DAS DEMAIS CORDAS É O MERECIMENTO E TEMPO DE CAPOEIRA.

Essa é uma síntese da nossa apostila. Nas graduações entram mais movimentos que são vedados ao grupo. NAS AVALIAÇÕES CONTAM TAMBÉM EXPERIÊNCIA E AMADURECIMENTO NA CAPOEIRA!

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