Capoeira Angola e Regional
Angola
A Angola é o
estilo mais próximo de como os negros escravos jogavam a Capoeira.
Caracterizada por ser mais lenta, porém rápida, movimentos furtivos executados
perto do solo, como em cima, ela enfatiza as tradições da Capoeira, que em sua
raiz está ligada aos rituais afro-brasileiros, caracterizado pelo Candomblé,
sua música é cadenciada, orgânica e ritualizada, e o correto é estar sempre
acompanhada por uma bateria completa de 08 instrumentos (3 Berimbaus, 2
Pandeiros, Atabaque, Agogô e Reco-reco).
A designação
“Angola” aparece com os negros que vinham para o Brasil oriundos da África,
embarcados no Porto de Luanda que, independentemente de sua origem, eram
designados na chegada ao Brasil de “Negros de Angola”, vide ABC da Capoeira
Angola escrito pelo Mestre Noronha quando ele cita o Centro de Capoeira Angola
Conceição da Praia, criado pela nata da capoeiragem baiana no início dos anos
1920. Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) foi o grande ícone do estilo.
Grande defensor da preservação da Capoeira Angola, inaugurou em 23 de fevereiro
de 1941 o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA). Dos ensinamentos do
Mestre Pastinha foram formados grandes mestres da capoeiragem Angola, a exemplo
dos Mestres: João Pequeno, João Grande, Valdomiro Malvadeza, Albertino da Hora,
Raimundo Natividade, Gaguinho Moreno, 45, Pessoa Bá-Bá-Bá, Trovoada, Bola Sete,
dentre outros que continuam transmitindo seus conhecimentos para os novos angoleiros,
como Mestre Morais.
É comum a
primeira vista ver o jogo de Angola como não perigoso ou não elaborado, contudo
o jogo Angola se assemelha ao xadrez pela complexidade dos elementos
envolvidos. Por ter uma sistemática estruturada em rituais de aprendizado
completamente diferentes da Regional, seu domínio é muito mais complicado,
envolvendo não só a parte mecânica do jogo mas também características como
sutileza, o subterfúgio, a dissimulação, a teatralização, a mandinga e/ou mesmo
a brincadeira para superar o oponente. Um jogo de Angola pode ser tão ou mais
perigoso do que um jogo de Regional.
Regional
A capoeira
regional foi criada por Manuel dos Reis Machado e apelidado de Mestre Bimba,
(1900-1974)
Bimba criou
sequências de ensino e metodizou o ensino de capoeira. Inicialmente, Bimba
chamou sua capoeira de “Luta regional baiana”, de onde surgiu o nome regional.
Manoel dos Reis
Machado, conhecido por ser um habilidoso lutador nos ringues, e inclusive, ser
um exímio praticante da capoeira Angola, procurou fazer com que a capoeira
tivesse uma maior força como luta e fez isto incorporando a ela novos golpes.
Um fato que é conhecido, é de que Bimba teria incorporado golpes do batuque,
uma luta já extinta, que era rica em golpes traumáticos e desequilibrantes.
Inclusive, sabe-se que o pai de Mestre Bimba era praticante desta luta.
Há muita
discussão também sobre se Bimba teria ou não absorvido golpes de outras lutas,
como Judô, o Jiu-jitsu, a Luta livre e o Savate, luta de origem francesa, para
compor sua capoeira Regional. Entre os velhos mestres, essa é a opinião
vigente, mas, apesar disso, eles não acham que este fato seja negativo ou
descaracterizador.
A Regional
surgiu por volta de 1930. Mas Mestre Bimba se preocupou não só em fazer com que
a capoeira fosse reconhecida como luta, ele também criou o primeiro método de
ensino da capoeira, as “sequências de ensino” que auxiliavam o aluno a
desenvolver os movimentos fundamentais da capoeira.
Em 1932, foi
fundada por Mestre Bimba a primeira academia de capoeira registrada
oficialmente, em Salvador, com o nome de “Centro de Cultura Física e Capoeira
Regional da Bahia”.
Das muitas
apresentações que Mestre Bimba fez, talvez a mais conhecida tenha sido a
ocorrida em 1953, para o então presidente Getúlio Vargas, ocasião em que teria
ouvido do presidente: “A capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional.”
Na academia de
Mestre Bimba, a rigorosa disciplina que vigorava determinava três níveis
hierárquicos: “calouro”, “formado” e “formado especializado”. Uma das maiores
honras para um discípulo era poder jogar Iúna, isto é, jogar na roda de
capoeira ao som do toque denominado Iúna, executado pelo berimbau. O jogo de
Iúna tinha a função simbólica de promover a demarcação do grupo dos formados
para o grupo dos calouros. A única peculiaridade técnica do jogo de Iúna em
relação aos jogos realizados em outros momentos no ritual da roda de capoeira
era a obrigatoriedade da aplicação de um golpe ligado no desenrolar do jogo,
além do fato de destacar-se pela maior habilidade dos capoeiristas que o
executavam. O jogo de Iúna era praticado apenas ao som do berimbau, sem palmas
ou outros instrumentos o que reforçava seu caráter solene. Ao final de cada
jogo, todos os participantes aplaudiam os capoeiristas que saíam da roda.
A Regional é
mais recente, com elementos fortes de artes-marciais em seu jogo. A Regional
(Luta Regional Baiana) tornou-se rapidamente popular, levando a Capoeira ao
grande público e mudando a imagem do capoeirista tido no Brasil até então como
um marginal. Seu jogo é mais rápido, mas também existem jogos mais lentos e
compassados. Apesar do que muitos pensam, na capoeira regional não são
utilizados saltos mortais, pois um dos fundamentos da capoeira regional,
segundo Mestre Bimba é manter no mínimo uma base ao solo (um dos pés ou uma das
mãos). O forte da capoeira regional são as quedas, rasteiras, cabeçadas.
Em toques
rápidos como São Bento Grande de Bimba se faz um jogo mais rápido, porém sempre
com manobras de ataque e defesa (importante ressaltar que todos os golpes devem
ter objetivo), mas sempre respeitando o camarada vencido (parar o golpe se
perceber que ele machucará o parceiro, mostrando assim sua superioridade e
humildade diante do camarada). Ambos os estilos são marcados pelo uso de
dissimulação e subterfúgio – a famosa mandinga – e são bastante ativos no chão,
sendo frequentes as rasteiras, pontapés, chapas e cabeçadas.
Tipos de
capoeira existem apenas dois a capoeira angola (que é composta pelo jogo de
angola, são bento pequeno de angola e são bento grande de angola) e a capoeira
regional (que é composta pela Benguela a Regional e a Iúna), o que muda não é o
tipo de capoeira, mas sim o jeito de se expressar.
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade - A 9ª Sessão do Comitê
Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou, em novembro de 2014, em Paris, a
Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos
internacionalmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O
reconhecimento da Roda de Capoeira, pela Unesco, é uma conquista muito
importante para a cultura brasileira e expressa a história de resistência negra
no Brasil, durante e após a escravidão. Originada no século XVII, em pleno
período escravista, desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade
entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a
violência. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está
presente em todo território nacional, além de praticada em mais de 160 países,
em todos os continentes.
CABAPUÃ CAPOEIRA – METAS E
COMPROMISSOS
Assim como anteviu o Mestre Bimba, a
Capoeira Evolui sempre. O Grupo Cabapuã Capoeira procura sempre estar atento as
evoluções. Nosso método de ensino de Capoeira é Vigoroso e potente como defesa
pessoal. Temos como princípio a Disciplina, a União e a Ética. Procuramos
colocar em nossa prática, não só a atividade física, mas também a ideia de
novos paradigmas, onde ajudamos na evolução do aluno como pessoa. Este é o
nosso compromisso!
Instrumentos
Instrumentos
da roda de Capoeira Angola e Regional
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Berimbau
O
berimbau é um arco musical originado de outros arcos de regiões africanas com
ocupação banto. A forma atual e o modo de tocar são construções dos afrodescendentes
brasileiros.
O
instrumento é composto pela verga de biriba, arame, cabaça raspada, couro e o
rami. O couro impede que a corda rache a biriba e o rami é o barbante que
ajuda na amarração do arame.
É
tocado com a baqueta e o dobrão (uma peça de metal, antigamente uma moeda),
com acompanhamento do caxixi.
Berimbaus
Há três
berimbaus na Capoeira Angola:
O Gunga
(de som mais grave, que faz a marcação do toque e rege a roda de capoeira), o
Médio e o Viola (de som mais agudo).
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Caxixi
É um
pequeno cesto com sementes. Tem, possivelmente, influências africanas e dos
indígenas brasileiros em sua construção. Usado com o berimbau, dá um segundo
momento no ritmo da baqueta no fio de aço.
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Atabaque
É um
tambor de origem afro-brasileira com uso tradicional em rituais de candomblé.
Na Capoeira Angola, é tocado só com as mãos e acompanha o berimbau Gunga na
marcação do ritmo do jogo.
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Pandeiro
O
pandeiro é de origem asiática e era usado pelos portugueses, em Portugal e no
Brasil, em procissões. Depois passou a ser usado aqui em várias manifestações
musicais.
Na roda de Capoeira Angola, a batida no pandeiro, com floreios, acompanha o som do caxixi. |
Agogô
É um
instrumento de origem africana. Tem a função de ser um contraponto rítmico
aos berimbaus e ao atabaque.
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Reco-reco
Instrumentos
de percussão fina enriquecem um conjunto com detalhes e variedade sonora. Na
Capoeira Angola, o reco-reco acrescenta esta variedade às vibrações únicas do
agogô.
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REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DE CORDAS
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA CINZA ( BATISMO )
Ginga
Esquiva Cavalo e Lateral
Esquiva de lado e De Frente
Ponteira
Martelo
Meia lua de Frente
Benção
Armada
Meia Lua de Compasso
Aú
Instrumento: Pandeiro
Obrigatório: De 04 a 06 meses de treino
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA CINZA-VERDE ( ALUNO 1°GRAU )
Esquiva Paralela
Rasteira de Frente
Rasteira de costas
Negativa
Rolê
Vingativa
Bibliografia Mestre Bimba
Instrumento: Berimbau (Regional de Bimba
e Angola)
Obrigatório: De 08 a 10 meses de treino
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA VERDE ( ALUNO 2°GRAU )
Chapa
Chapa Giratória
Queixada
Rasteira em Pé
Tesoura de Frente
Tesoura de Costas
Macaquinho
Ponte
Bananeira ( Parada de Mão)
História da Capoeira
Instrumento: Atabaque
Obrigatório:
Mínimo de 01 ano de treino
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA VERDE-AMARELO ( ALUNO 3°GRAU )
Banda de Costas
Cabeçada
Chibata
Esporão
Queda de Rins
Baiana (Double leg, Single Leg)
Funcionalidade dos Movimentos
Floreio de Jogo ( Cadência de Jogo )
Bibliografia Mestre Pastinha
Instrumento: Berimbau ( Toques: São Bento
Pequeno/ São Bento Grande/ Benguela )
Obrigatório:
Mínimo de 01 ano e 06 meses de treino.
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA AMARELA ( ALUNO GRADUADO )
Sequências de Regional
Martelo Rodado
Bico de Papagaio
Peão de Mão
Xangô
Pulo do Palhaço ( Pulo do Gato )
Instrumento: Agogô e Reco-reco
Obrigatório:
Mínimo de 02 anos de treino.
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA AMARELA-LARANJA ( GRADUADO
1°GRAU )
Godeme, Godeme-Giratório, Galopante,
Cotovelada e Escala
Movimentação de Angola
Gancho c/ a perna ( angola )
Aú de Cabeça
Chamadas de Angola
Instrumentos: Berimbau ( Variações de Repiques
e Estilos nos 3 Berimbaus)
História de Zumbi dos Palmares
Obrigatório:
Mínimo de 02 anos e 6 meses de treino.
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA LARANJA ( GRADUADO 2°GRAU )
Aú Agulha
Aú Trançado
Aú sem Mão
Mortal de Costas
Defesa de Soco/Faca/Porrete e Facão
Cadência no Jogo de Angola
Noções de primeiros Socorros
Instrumento: Berimbau ( Amazonas,
Cavalaria, Iúna, Idalina, Samba-de-roda )
Obrigatório:
Mínimo de 03 anos de treino.
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA LARANJA-AZUL ( GRADUADO
3°GRAU )
Conhecimentos e Pratica de Maculelê
Conhecimento e Prática de Puxada de Rede
Conhecimento e Prática de Samba de Roda
Confeccionar Instrumentos Artesanais ( Berimbaus,
Caxixis, etc )
Obrigatório:
Mínimo de 04 anos de treino.
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA AZUL ( INSTRUTOR )
Didática de Capoeira
Obrigatório:
Mínimo de 05 anos de treino.
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA AZUL-VERMELHO ( ESTÁGIO )
Fazer trabalho Social no mínimo por 1
ano, formando alunos.
Obrigatório:
Mínimo de 06 anos de treino.
REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DA CORDA ROXA ( PROFESSOR )
Obrigatório:
Mínimo de 07 anos de treino e já ter alunos.
OBS: REQUISITOS BÁSICOS PARA O EXAME DAS
DEMAIS CORDAS É O MERECIMENTO E TEMPO DE CAPOEIRA.
Essa é uma síntese da nossa apostila. Nas graduações entram mais movimentos que são vedados ao grupo. NAS AVALIAÇÕES CONTAM TAMBÉM EXPERIÊNCIA E AMADURECIMENTO NA CAPOEIRA!
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